Santos

São Tiago Menor: apóstolo de Jesus

São Tiago Menor

Seu nome é Tiago, mas é mais conhecido como Santiago Menor ou São Tiago Menor.

É filho de Alfeu e Maria (que é esposa de Cléofas), sendo assim é primo do Senhor Jesus Cristo. E no Novo Testamento é o irmão de Judas Iscariotes. Na sua vida decidiu seguir a Cristo e foi uma das testemunhas da Ascensão e da Ressurreição, como também governou a Igreja de Jerusalém.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Muitos confundem São Tiago Maior com São Tiago Menor, mas os dois são fiéis bem diferentes, São Tiago Maior é irmão de João. Também dizem que São Tiago Menor e Tiago, o Justo são a mesma pessoa.

Quem foi São Tiago Menor

São Tiago foi um dos 12 apóstolos escolhidos por Jesus e que recebeu o “Menor” para o diferenciar de São Tiago Maior. Foi identificado como “irmão do Senhor”, mas na verdade é seu primo.

Na Carta de São Paulo aos Gálatas e nos Atos dos Apóstolos é dito que São Tiago Menor com São Pedro era a principal figura da Igreja, e nas Escrituras dizem que sempre teve uma preferência na atenção e afeição de Jesus.

No ano de 42 até o de 62 d.C. São Tiago Menor foi o primeiro bispo de Jerusalém, onde era líder do movimento cristão, falava sobre a Circuncisão e espalhava a palavra para os pagãos, e uma das epístolas canônicas que escreveu foi a de São Tiago no Novo Testamento.

Devemos a São Tiago Menor muitos ensinamentos, pois era um homem de pureza e graça, que desde o nascimento até seu martírio (em 62 d.C.) servia vigorosamente a Deus.

São Tiago Menor e sua importância como Apóstolo

A importância de São Tiago Menor como apóstolo foi de nos mostrar que servir a Deus é encantador, e que receber seu amor é a maior e melhor recompensa que há. Que quando você se entrega ao Espírito Santo, você se renova, tanto que teve o privilégio de entrar no Santo dos Santos (que era uma sala do Tabernáculo).

São Tiago Menor e sua ligação com Jesus

São Tiago Menor tinha uma relação bem próxima com Jesus, pois afinal era um parente próximo, onde dizem que era “irmão de Deus” (mas na verdade o primo); e onde também “trabalhavam” o evangelho juntos.

Sagrado desde sempre

O relato do Santo Hegésipo sobre São Tiago Menor no 5º livro da obra perdida de “Comentários” o ajudará a entender melhor sua ligação com Jesus:

Este era sagrado desde o útero de sua mãe. Ele não bebia vinho ou bebida alcoólica, não comia carne e nunca se barbeava ou se ungia com cremes ou se banhava. Ele apenas teve o privilégio de entrar no Santos dos Santos, pois ele de fato não vestia roupas de algodão, apenas de linho, e entrou sozinho no templo e orou tanto por seu povo que seus joelhos têm a fama de terem adquirido a aspereza dos de um camelo.

Após esse trecho, é possível ver que São Tiago Menor vivia uma vida ascética, uma vida de reforma e desenvolvimento espiritual, que desde sempre seguiu uma vida renunciando o prazer e na não satisfação de algumas de suas necessidades primárias. Esse jeito de viver a vida foi o que fez São Tiago Menor próximo a Jesus.

Causa de São Tiago Menor

Podemos deixar a causa de São Tiago Menor bem clara e explícita, se desde sempre ele viveu sua vida na pureza, sua causa seria a de ser fiel de verdade e se voltar contra os prazeres e satisfações que nos levariam ao pecado.

Há um versículo de Tiago (1, 26-27) em que fala:

Se alguém pensa ser religioso, mas não freia sua língua e engana seu coração então é vã sua religião. A religião pura e sem mácula, aos olhos de Deus, nosso Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas em suas aflições e conservar-se puro da corrupção deste mundo.

Sua causa é essa, servir a Jesus com todo sua alma e coração.

Oração de São Tiago Menor

Senhor Jesus, ao contemplar a vida de vosso apóstolo Tiago, outra vez sinto vosso amor infinito. É difícil, Senhor, saber direito a história da vida de vossos apóstolos, pois é vosso amor que se conta e faz a vida acontecer. As outras coisas, mesmo que importantes, são passageiras.
Ajudai-me, Senhor, compreender que a vida é entrega, é doação, é serviço. Não deixai-me seduzir pelas coisas passageiras e nem me deixeis levar por outros caminhos.
Firmai minha vida em vossa vida. Dai-me a coragem de vossos apóstolos.
Assumo meu amor a Nossa Senhora e o compromisso evangelizador com o Santuário, Casa bendita dos irmãos e irmãs, Casa de Maria, da Família de todos os Devotos, que se unem na prece, no ardor, no amor, no compromisso evangelizador!
Nossa Senhora Aparecida, ajudai-me a evangelizar!
São Tiago, ajudai-me seguir Jesus!
Amém!

O dia de São Tiago Menor

A festa litúrgica de São Tiago Menor é celebrada no dia de 3 de maio, no mesmo dia do também apóstolo e condiscípulo, São Felipe.

Igreja de São Tiago Menor

 
 

É na Igreja Matriz de Sant’Ana em Natal, no Rio Grande do Norte, onde O Santarém, que é o lugar da Igreja de São Tiago Menor fica localizado, ela faz parte do Setor II da Paróquia de Sant’Ana.

Fica no endereço: Avenida Itapetinga, Conjunto Santarém, sem número. Cidade de Potengi, no Ceará.

COMPARTILHE