Religião Católica

Significado do Natal: curiosidades desta aguardada celebração!

Significado do Natal

Muito mais do que o significado comercial, o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo. É um marco na história do mundo! O significado do Natal marca o início de uma movimentação que daria sentido ao surgimento da religião católica e toda sua fundamentação deste acontecimento para frente.

Confira o significado do natal e outras curiosidades relacionadas!

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O Natal

mesmo sem confirmações oficiais no Evangelho, de datas e outros detalhes, o dia 25 de dezembro foi escolhido como um momento de celebração ao dia em que Jesus ganhou vida, diretamente do ventre da Virgem Maria, pela presença do Espírito Santo, e de acordo com os desígnios pensados por Deus para a salvação de todos os seus filhos.

O Natal, além do momento de celebrar este nascimento de Cristo em família e com os amigos, é o dia para comemorar o envio do Salvador para a Terra. Deus nos enviou seu filho amado, a fim de perpetuar a mensagem de amor, companheirismo e paz entre todos nós. Celebremos!

Mas, de onde surgiu a data do dia 25?

Logo após a morte e também ressurreição de Jesus Cristo, as comunidades cristãs passaram a ganhar forma, de maneira dispersa, por diferentes regiões do mundo. Quando chegou em Roma, o cristianismo se expandiu pelo Império Romano, mesmo diante de muita resistência, e as datas antes tidas como celebrações pagãs, agora tomavam características religiosas, sendo assim transformada pelos próprios cristãos.

Conta-se que, entre estas datas, algumas celebrações já ocorriam no dia 25 de dezembro, e com a expansão ainda maior do cristianismo, a data que antes celebrava exclusivamente uma divindade solar, passou a celebrar então a divindade enviada por Deus, para redimir todos os nossos pecados em Terra. Foi surgindo aí o significado do Natal, com o envio do amado filho de Deus.

Decifrando o significado do Natal

Partindo da compreensão de que o Natal marca um momento de celebração religiosa, o significado do Natal permeia toda a festividade e torna este dia ainda mais especial. O nascimento de Jesus Cristo aconteceu para confirmar o poder de influência e vigia de Deus sob nossas vidas.

Antes mesmo da religião católica tomar forma, Deus enviou seu filho para que os princípios passassem a ser propagados entre os pagãos e futuros fiéis.

Mesmo sem passagens dedicadas especificamente ao nascimento de Jesus, alguns versículos do livro de Lucas, por exemplo, ressaltam detalhes ou significados referentes a este momento.

Jesus teria nascido em Belém, o que também é dito no livro de Mateus. Abaixo, confira algumas passagens que falam sobre o acontecimento. Lucas (2:1-14).

História do Natal

De acordo com a história do Natal descrita na Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo.

Um dos textos mais conhecidos sobre o Natal se encontra na Bíblia, em Lucas 2:1-14:

Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.
Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.
Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”.
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor.

 

Simbolismos do Natal

Em meio aos fatos e histórias que são contadas, muitos deles fortalecendo o significado do Natal, alguns símbolos são marcantes e direcionam nossos pensamentos automaticamente a este período.

Abaixo, listamos alguns deles que você vai prontamente reconhecer:

Presépio
Presépio, simbolismos do Natal

A ideia da representação do local de nascimento de Jesus Cristo foi criada no século XIII, pelo santo espanhol São Francisco de Assis.

Ceia de Natal

A célebre e aguardada ceia de Natal é o momento onde a família se reúne para comemorar o nascimento do menino de Jesus. Repleta de amor, familiares, alimentos que se tornaram tradição ao longo do tempo, ela conta também com os presentes, onde é demonstrado todo o afeto de uns com os outros.

Velas

A palavra diz que Jesus é a Luz do Mundo, sendo assim, a decoração com velas pode simbolizar a chegada do salvador.

Papai Noel

Uma das possíveis origens do Papai Noel, provém da história de São Nicolau, que era um homem que distribuía presentes para as crianças em dia de Natal, já no século IV.

Presentes
presentes, significado do Natal

A história conta que Jesus foi presenteado pelos Três Reis Magos que o visitaram dias após seu nascimento. Presentear o próximo nesta data significa demonstrar a importância que o outro tem em sua vida. Um gesto de carinho!

 

Espírito de Natal o ano todo!

Até aqui falamos bastante sobre os símbolos, história e detalhes da construção do que é um Natal ideal. Mas, o significado do Natal vai além, e nosso dia-a-dia pode dizer muito sobre isso!

A inspiração trazida pelo clima natalino é a de bondade com o próximo, solidariedade com os mais necessitados, e um desejo de harmonia que se instaura e fica presente em cada gesto.

Sendo assim, porque não estendermos este comportamento para todos os outros dias do ano?

Façamos então com que o significado do Natal seja espalhado por toda nossa vida, desmembrando-se em nossos afazeres, compromissos, relacionamentos e desafios. O espírito de Natal consiste em colocar o bem como ferramenta de ação: é mão estendida a quem precisa, o afago ao desabrigado, o alimento ao necessitado e a ajuda que demora a vir para muitos.

Comece trabalhando o clima natalino dentro de si, dentro de sua casa e espalhe por onde for. Faça o sentido do Natal valer o ano todo, afinal, fazer o bem sem ver a quem, não precisa de data. Basta abrir o seu coração!

COMPARTILHE