Assim como toda instituição constituída de muitos anos de história e criação, a Igreja Católica carrega em seus sacramentos e rituais diversos símbolos que representam significados que vão muito além do que se vê. Listamos alguns destes Símbolos da Igreja Católica e destrinchamos os seus significados na religião. Acompanhe!
10 Símbolos da Igreja Católica
Os Símbolos da Igreja Católica
Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.
Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:
1. Cruz
A cruz representa o caminho escolhido por Jesus Cristo para a salvação dos filhos de Deus. Dentro da igreja católica ela relembra o sacrifício cometido por Cristo em nome de nossos pecados.
É também um símbolo de salvação, e que quando conta com a imagem de Jesus Cristo crucificado passa a ter ainda mais importância, uma vez que vazia ela não tem tanta representatividade. É importante lembrarmos da entrega do filho de Deus, intercedendo assim por todos nós, sem arredar da dor e do sofrimento.
Leia mais sobre a Santa Cruz.
2. Água benta
Sendo um presente de Deus aos seres humanos, além de seu sentido original de saciar a sede, purificar e eliminar impurezas do que quer que seja, a água é um dom de Deus, imprescindível para a nossa existência.
A água benta em especial não é e nem deve ser considerado como algo mágico ou componente de superstição alguma. A partir do momento em que é abençoada por alguma autoridade atuante da igreja, tornando-se sacramental, ela torna-se instrumento de purificação e livramento de todo e qualquer mal que possa estar no caminho de quem é aspergido por ela. Tanto é que, diferentes ritos da igreja católica a utilizam em aspersão.
3. Escapulário

Utilizado como forma de identificação entre os fiéis carmelitas para distinguir quem poderia participar das manifestações religiosas de forma atuante, o escapulário também foi um presente de Nossa Senhora para Simão, concedendo-o proteção em todo tempo em que utilizasse o adorno com imagens de Cristo em sua escapula (ossos situados próximo ao pescoço e peito).
Futuramente, o escapulário ganharia versões diferentes da feita em pano, tornando-se até mesmo uma joia produzida não só em tecido, mas também em prata, ouro e tantos outros materiais.
A tradição pede que o escapulário seja um presente recebido de alguém, para assim seguir o caminho semelhante ao vivido por Simão.
Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.
Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:
4. Hóstia

Sendo um sinônimo para a palavra ‘vítima’, em latim, a hóstia simboliza o Corpo de Cristo, o cordeiro imolado e entregue como sacrifício diante de nossos pecados.
Enquanto alimento, ela pode ate ser vista ou considerada como um simples pedaço de pão ou farinha, mas, a partir do momento em que e consagrada, representa o próprio Corpo e Sangue de Cristo em nossas vidas.
Leia mais sobre a hóstia.
5. Vinho

Pode até parecer óbvio, mas o vinho utilizado durante o rito da Missa simboliza justamente o Sangue de Cristo derramado durante seu sacrifício. Ele simboliza o sofrimento vivido por Jesus durante sua crucificação, e existe para nos lembrar da importância de sermos fiéis aos ensinamentos de Deus, uma vez que seu próprio filho foi entregue por nossos pecados.
6. Terço

Formado por 50 Ave-Marias, sendo assim um “terço” do Rosário, onde rezamos 150 Ave-Marias no total, este símbolo é um objeto milenar, utilizado para auxiliar no momento de oração, contribuindo para a contagem das orações já realizadas, e pontuando os momentos onde inserimos os mistérios, passagens e demais apontamentos na hora de nos entregarmos na oração.
Ele é uma ferramenta de quem reza!
Leia tudo sobre como rezar o terço.
7. Chaves cruzadas

As chaves cruzadas representam a autoridade do Papa sob a igreja católica. De acordo com a história da igreja, a chave foi dada a São Pedro, representando então a chave do Céu.
Cruzadas, as chaves constituem um símbolo que representa toda o poder de decisão e libertação concedido ao Papa.
8. Lírio

Conta-se que um lírio teria brotado do bastão que se encontrava nas mãos de São José, pontuando-o então como o pai adotivo de Jesus, o escolhido para realizar esta função em meio a tantos outros homens comuns.
É por isso que a imagem de São José mostra Jesus ainda criança, carregando um lírio, que viria depois significar também pureza e santidade.
9. Pomba

Além de toda a representatividade de paz e símbolo de harmonia ao redor do mundo, na igreja católica a pomba representa o Espírito Santo e é o nono da lista dos símbolos da igreja católica
Esta associação é feita, pois, na palavra do Evangelho de Mateus é narrado o batismo de Cristo, onde após ter sido batizado, o Espírito Santo de Deus aparece para Jesus, simbolizado por uma pomba. Sendo ela também o símbolo da terceira pessoa da Trindade.
10. Incenso

O último dos símbolos da igreja católica é o incenso. O uso do incenso em diferentes ritos da igreja católica, em momentos muito pontuais, retoma tradições milenares de usar a fumaça como um sinal de que nossas orações estão sendo encaminhadas direto ao encontro de Deus.
No Livro dos Salmos, encontramos uma validação que demonstra a utilização e presença do incenso na realidade do cristianismo. É então dito: “Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde” (Salmos 141:2).
Muito mais do que símbolos!
É importante ressaltar aqui que nenhum símbolo pode significar mais ou impedir qualquer movimento de fé, em caso de sua ausência.
No livro de Mateus (18:20) já é dito: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Nesta fala, Jesus afirma que não importa o número ou condição, o importante é buscar a espiritualidade cristã e levar à sério os ensinamentos de Deus, tendo os símbolos como ferramentas adicionais de sua própria fé.