Santos

Símbolos de Santa Edwiges: a santa dos pobres e endividados

simbolos de santa edwiges

Nascida em berço de ouro, Santa Edwiges sempre usou sua riqueza para a caridade, em especial com os pobres e desamparados. Conheça a história da santa duquesa. Conheça os símbolos de Santa Edwiges e sua história completa.

A História de Santa Edwiges

Edwiges nasceu na Idade Média, em 1174, na Alemanha. Filha de duques católicos, sempre esteve habituada às práticas religiosas. Aos seis anos foi para o convento de Kitzengen, onde estudou e quis seguir a vida religiosa. Mas seu pai queria que ela se casasse. E assim foi. Aos 12 anos, Santa Edwiges se casou com Henrique, príncipe de Silésia (região onde hoje está dividido entre Polônia, República Checa e Alemanha), onde foi morar. Juntos, tiveram seis filhos. Infelizmente, dois deles morreram precocemente.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Uma vida cheia de amor a Cristo

Edwiges nunca abandonou seu amor à Religião e sua casa se tornou um local de oração a Deus, educando ao marido e aos filhos os Ensinamentos de Cristo.

Desde que chegou à Silésia, procurou saber sobre o local e seus habitantes, notando e compadecendo-se da miséria de alguns. Ela sempre ajudou no que pode.
Edwiges exerceu forte influência nas decisões políiticos e econômicas do marido, inserindo leis mais justas à população. Juntos, construíram escolas, hospitas, conventos e mosteiros.

Aos 32 anos fez votos de castidade e dedicou-se ainda mais às causas sociais e religiosas.

Quando ficou viúva, mudou-se para o mosteiro de Trzebnica, na Polônia, onde uma de suas filhas era superiora. Foi lá que ela se dedicou totalmente a ajudar os necessitados. Já idosa, perdeu seus filhos em batalhas e falece aos 69 anos de idade, no convento.

Um coração cheio de bondade

A santa vivia com o mínimo de sua abundante renda e doava o resto. Com mulheres e crianças abandonadas, ela tinha um carinho especial: para que não ficassem à mercê de bandidos e malfeitores, Edwiges encaminhava as crianças para estudar e aprender um ofício e às viúvas para os conventos, onde todos estariam amparados.

Edwiges também era muito misericordiosa com os endividados. Diz a tradição que, quando foi visitar um presídio, descobriu que muitos estavam ali por não conseguir pagar suas dívidas. Ela saldou a dívida de todos, que então ganharam liberdade. Mas não só isso, ela também lhe procurava emprego para recomeçar a vida na sociedade e, assim, tirar a família da miséria.

Em um surto de peste em sua região, ela acolheu os doentes com carinho e amor, construindo, posteriormente, um hospital para atender a todos.

Jejuar para servir ainda mais

Edwiges jejuava o máximo que pudesse. Na Quaresma, vivia de pão e água – o mínimo para não desmaiar – e, fora dessa época, comia algumas frutas e legumes. Mesmo com instruções médicas de tomar vinho em vez de água (naquela época era comum vinho ser receitado como remédio), Tempos depois, Edwiges ficou muito doente e o bispo exigiu que ela parasse com os jejuns. Mas Edwiges respondeu que acabar com seus jejuns era mais mortificante que sua própria doença.

Símbolos de Santa Edwiges

Conheça  alguns símbolos de Santa Edwiges.

Vestes religiosa

Edwiges é retratada vestindo hábito, por ter vivido no convento, após a morte de seu marido e com filhos já criados.

A coroa

Em sua mão, ela segura uma coroa e um livro.

O segundos dos símbolos de Santa Edwiges é a coroa. A coroa significa a origem de riqueza e nobreza de sua vida, além de seu casamento com um príncipe. Seu dote pelo casamento foi todo para ajudar os necessitados. Então, a coroa significa os bens materiais sendo abençoados por Deus e dedicados a quem precisa.

O livro

Já o livro representa a educação religiosa da qual ela teve acesso e os ensinamentos cristãos que ela transmitiu à sua família.

Igreja nas mãos

Em algumas imagens ela também é retratada com uma igreja nas mãos, que representa as igrejas que ela construiu durante sua vida.

O convento de Trzebnica

Desde sua canonização, em 1267, 24 anos depois de sua morte, o corpo de Santa Edwiges é adorado no convento de Trzebnica, na Polônia, onde foi sepultado.

O local tinha o estilo era beneditino, inspirado nos irmãos Bento de Núrsia e Santa Escolástica. Isso significa que Edwiges e as freiras do convento tinham uma vida simples: de dia se dedicavam aos ensinamentos cristãos, com orações frequentes, meditação, leitura da Bíblia e aulas de latim. Todos esses ensinamentos eram um grande feito para as mulheres, em uma época que o analfabetismo era praticamente unânime entre elas.

Padroeira da Silésia e protetora dos pobres e endividados

Apesar de ter falecido em 15 de outubro de 1243, neste dia comemora-se Teresa de Ávila. Então, celebra-se o Dia de Santa Edwiges em 16 de outubro.
Por ter atuado muito em Silésia, Santa Edwiges é a padroeira desta região. Além disso, ela é a protetora dos pobres, dos endividados e da família, pois dedicou toda sua vida a estas pessoas. Nas igrejas construídas em sua homenagem, os devotos vão rezar com uma carteira de trabalho nas mãos, clamando por emprego.

Oração de Santa Edwiges

Muitas pessoas fazem a oração para Santa Edwiges para liquidar dívidas, arrumar emprego ou sair da pobreza. Se você quiser aprender a oração, leia abaixo:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Senhor meu Deus, Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, Vós que tudo regulais em justiça e misericórdia, aceitai a prece que humildemente Vos dirijo por intermédio de Santa Edwiges, vossa serva, que tanto Vos amou na Terra e que usufrui da graça de contemplar Vossa divina face.
Santa Edwiges, exemplo de fé cristã, espelho do amor divino, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, fiel discípula de Cristo, humilde serva do Senhor, modelo de amor à cruz, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, bondosa mãe dos pobres, auxílio dos doentes, refúgio dos oprimidos, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, modelo das mães cristãs, glória da Santa Igreja, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, por amor a Jesus, Maria e José, fazei vossas minhas aflições. Apressai-vos em socorrer-me. Amém.

Novena de Santa Edwiges

Feita para saldar dívidas e ter dinheiro, é preciso rezar durante 9 dias a novena abaixo:

Ó Santa Edwiges,
vós que na terra fostes o amparo dos pobres,
a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados,
e no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da
caridade que em vida praticastes,
suplicante te peço que sejais minha advogada,
para que eu obtenha de Deus o auxílio de que
urgentemente necessito:
[fazer o pedido]
Alcançai-me também a suprema graça
da salvação eterna.
Santa Edwiges, rogai por nós.
Amém.

COMPARTILHE