Santos

Conheça os símbolos de São Brás e seus significados

oracao de sao bras

Você conhece alguns dos símbolos de São Brás e seus significados?

Bom, certamente você já ouviu dizerem: “São Brás!”, logo após alguém se engasgar com um alimento ou bebida, não é mesmo? Isso é porque São Brás, um dos santos mais populares da igreja católica, carrega em sua história o mérito da cura física e espiritual, em especial da garganta.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Em vida, atuava como médico, e a partir de um certo período entendeu que poderia fazer muito mais para ajudar o próximo, e é por isso que entrou para a história da igreja: por sua trajetória de doação e trabalho junto aos menos favorecidos.

Vamos conhecer alguns símbolos de São Brás e seus significados!

Quem foi São Brás

De origem armênica, mais especificamente da cidade de Sebaste, São Brás nasceu no final do século III, tendo crescido e vivido na mesma região até mesmo durante os estudos da área médica.

Mesmo exercendo sua profissão com excelência, São Brás passou a sentir a necessidade de conseguir ofertar algo a mais ao próximo. E na busca por sua própria espiritualidade, e fortalecimento de fé, passou a compartilhar essa força concedida por Deus com os que o procuravam para serem curados.

Em meio aos conflitos que iam surgindo em sua mente, mesmo já conseguindo aplicar os princípios de Jesus Cristo, cada vez mais, em sua profissão, ele resolveu retirar-se por um tempo, e reservar-se afastado dos demais, entrando em profunda oração, vivendo por muitos anos seguidos em uma gruta.

quem foi sao bras, simbolos de sao bras

Porém, todo esse mistério teve fim quando sua fama de santo passou se espalhar por toda a Capadócia, e cada vez mais pessoas passaram a procura-lo, fosse em busca de remédio para o corpo ou para a alma.

Sendo o homem de fé que era, aceitou anos depois tornar-se padre, para continuar seu trabalho de dedicação aos menos favorecidos, e também dividir toda sua fé em Jesus Cristo com os mais necessitados.

Leia mais sobre a história de São Brás.

Morte de São Brás

As perseguições aos cristãos eram recorrentes na época, e o Império que comandava a região Ocidente tomou a decisão de enviar soldados ao encontro de São Brás, levando-o a prisão e torturando-o, pedindo para que abdicasse da vida religiosa e não mais estimulasse os demais fiéis.

Porém, São Brás decidiu por não renunciar o Cristianismo e consequentemente sua fé, optando pela própria morte, honrando assim sua trajetória até ali, da maneira como acreditava que deveria ser.

Leia sobre o dia de São Brás.

O famoso milagre da garganta

Conforme dissemos no início do texto, São Brás tornou-se conhecido como um grande santo de cura física e espiritual, mas a relação especial com a região da garganta se dá por uma história que o mesmo vivenciou.

A história conta que uma mãe da região constantinopla procurou São Brás, junto do filho que estava prestes a morrer, pois ele tinha uma grande espinha de peixe entalado em sua garganta.

Diante de toda sua fé e propriedade, São Brás fez o sinal da cruz na garganta do jovem rapaz, e de maneira milagrosa, ele foi ali mesmo curado.

Sendo assim, entre os muitos símbolos de São Brás e seus signfiicados, invoca-lo para a cura de males e doenças da garganta, é o famoso “santo remédio”.

Símbolos de São Brás e seus significados

Você pode estar se perguntando, mas o que tanto são estes símbolos de São Brás, não é mesmo? Calma aí, que você já vai compreender melhor!

É que a imagem do santo, criada para representa-lo no decorrer dos séculos, acaba trazendo de maneira visual boa parte de sua história de vida e também seus feitos.

Confira abaixo alguns dos símbolos de São Brás e seus significados:

As velas cruzadas em sua mão esquerda

Conhecidas também por fazerem parte do momento da benção da garganta, cerimônia realizada pela igreja católica no dia de São Brás, que é celebrado no dia 3 de fevereiro, as velas representam justamente o milagre realizado pela intercessão de São Brás. O santo colocou as velas e orou pela cura do jovem, que foi imediatamente curado.

A túnica verde de São Brás

Sacerdotes e autoridades da igreja católica, normalmente, utilizam roupas de acordo com o tempo litúrgico vivenciado pela igreja. Sendo assim, a veste de cor verde, por exemplo, representa o Tempo Comum deste calendário católico.

A mitra dourada e branca de São Brás

Já ouviu falar na Mitra? Pode ser que você não seja familiarizado com este nome, mas sabe muito bem o que é. A espécie de chapéu utilizado por bispos da igreja simboliza a missão episcopal vivida pelo sacerdote que o utiliza. É uma forma de reconhecer a posição e papel que o mesmo exerce na igreja.

Uma capa vermelha?

Mesmo fazendo o bem ao povo, até mesmo trazendo a cura para muitos deles, a veste vermelha utilizada por São Brás não é exatamente uma capa, não. Ela é chamada de casula, e representa justamente mais um adorno simbolizando o seu exercício de bispo.

A cor desta casula representa o sangue derramado por outros mártires que morreram em nome de sua fé em Jesus Cristo e no Cristianismo, assim como o próprio São Brás.

Orando para São Brás

Agora que já falamos sobre alguns dos símbolos de São Brás e seus significados, e que você já tem mais conhecimento sobre a história do santo, aproveite para aprender as palavras da benção da garganta e a insira em sua rotina de preces, sempre que necessário. É bem simples e fácil!

Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!

Conheça outras orações de São Brás.

COMPARTILHE