Orações

Terço da Misericórdia: confira a oração completa

Terço da misericórdia

O Terço da Misericórdia é mais uma oração conhecida em diferentes cantos do mundo, e que surgiu de maneira inusitada, mas que passou a fazer parte do momento de intimidade dos fiéis com Deus. Um momento de conexão direta e entrega!

Vamos saber um pouco mais sobre o Terço da Misericórdia?

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Surgimento do terço da misericórdia

O Terço da Misericórdia, além do poder de suas palavras e entoações, teve seu surgimento marcado por uma situação um tanto quanto irreverente. Ele fora ensinado por meio de uma visão. Curioso, né?

A polonesa Faustina Kowalska, popularmente conhecida como Irmã Faustina, teve uma visão muito reveladora no ano de 1935. A história conta que a irmã teria avistado um anjo, um próprio mensageiro de Deus, e que internamente iniciou orações pedindo pela intercessão divina sob a Terra. Suas palavras e pensamentos imploravam pela salvação e cura das dores do mundo.

Conforme rezava, ela via que o anjo ficava cada vez mais distante e desamparado, e não executaria mais a punição que viria a exercer.
No dia seguinte ao ocorrido, passada a surpresa da visão e do momento, Irmã Faustina foi ensinada, por uma voz interior, a rezar a oração (que viria a se chamar o Terço da Misericórdia) no Rosário.

Surgia aí então o Terço da Misericórdia. Um poderoso diálogo com a força e poder divino!

Significados

Ainda na mesma época, Jesus teria enviado uma mensagem a Irmã Faustina, mostrando que a dedicação e entrega nesta oração tocavam profundamente o seu coração, e que tudo o que lhe é pedido, seria ofertado.

Sejam os pecados, as dores ou mazelas compartilhadas, quem reza o Terço da Misericórdia terá o coração preenchido de amor e paz.

Jesus pede então que ao se encontrarem na dor e dificuldade, os seus seguidores lembrem-se da confiança que podem ter na palavra de Deus e nas promessas feitas por Jesus, na Terra, em meio aos mortais.

O Terço da Misericórdia

O terço da misericórida

Tão importante quanto sua história e surgimento, é a maneira como rezamos o Terço da Misericórdia. Seguir as orientações e a estrutura da oração é imprescindível para criar a ponte entre suas preces e o acolhimento de Deus.

Confira abaixo a forma original e completa de rezar o Terço da Misericórdia.

Inicie rezando:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Pai-Nosso

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade,
assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
amém.

Ave-Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Amém.

Creio

Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Poncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado.

Desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.

Amém!

Nas contas do Pai-Nosso, reza-se:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.

Nas contas das Ave-Marias, reza-se:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

Orar 10 vezes.

Ao fim do terço, reza-se:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

#FicaAdica

Caso você tenha dúvidas do andamento deste terço e orações, comece acompanhando em algum vídeo na internet. Em uma rápida pesquisa, você logo encontra diversas opções de vídeos que mostram o caminho para seguir a oração da maneira correta e detalhada.

Abaixo, segue sugestão de vídeo para iniciar o aprendizado na oração do Terço da Misericórdia:

Conheça também o artigo sobre a Novena, o que é e como rezar.

Horar de rezar

Agora que você já conhece mais sobre a oração do Terço da Misericórdia, escolha um momento propício do seu dia ou da sua semana, e dedica-se à ora-lo adicionado suas preces e intenções mais íntimas do coração.

O Terço da Misericórdia busca pela salvação, cura e reversão de situações que parecem não ter fim, ou que jamais cessarão, mas, nada é impossível aos olhos de Deus. É preciso apenas ter paciência, e junto dela, muita fé no amor divino!

COMPARTILHE