Santos

Os Tiagos apóstolos: saiba quem foi cada um, suas diferenças e semelhanças

Tiagos apóstolos

Conheça neste texto tudo sobre os dois Tiagos apóstolos: Tiago Maior e Menor, escolhidos por Jesus para fazerem parte dos 12 Apóstolos.

Os dois podem se chamar Tiago, mas tem grandes diferenças entre si: Tiago Maior é nascido em Betsaida na Galileia, é filho de Zebedeu e Salomé, e seu irmão que era seu companheiro de pesca também era um Apóstolo: São João. Já Tiago Menor é filho de Alfeu e Maria de Cléofas, sendo primo de Jesus.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Conheça abaixo a história de cada um dos Tiagos apóstolos.

Tiago Maior

Em um dia, Pedro e André pescavam no Lago de Genesaré, bem quando Jesus caminhava perto do mesmo. Foi assim que começaram a fazer parte dos 12 Apóstolos: Jesus convidou os dois para convertê-los em “pescadores de homens”, e também chamou os companheiros que ajudavam na pesca, e estes eram Tiago e João – os dois partiram de imediato, deixando tudo, inclusive seus pais, para seguir a Jesus.
Desde então, serviram ao Espírito Santo sem pensar duas vezes.

Tiago, João e Pedro presenciaram o milagre da cura na sogra de Pedro e a ressurreição da filha de Jairo, foram eles que acompanharam Jesus nos momentos mais difíceis de sua vida.

Os três foram as únicas pessoas que testemunharam a Transfiguração no Monte Tabor e que estavam presentes durante a Agônia no Getsêmani, momentos antes de Jesus ser crucificado.

Sua morte

Após a crucificação de Cristo, Tiago passou 6 anos na região da Espanha espalhando o Evangelho, mas quando retornou à Palestina foi morto pela perseguição que o rei Herodes Agripa I iniciou contra os cristãos em Jerusalém, foi o primeiro Apóstolo a ser martirizado, sendo decapitado no ano de 44.

Na tradição, Tiago foi sepultado em Jerusalém e depois seu corpo teria sido para transladado para Compostela, e por conta disso a Compostela se tornou um dos maiores pontos de peregrinação da Europa, conhecido mundialmente.

Tiago Menor

Tiago era um judeu da Galileia e um dos 12 Apóstolos, que recebeu o “Menor” do evangelista Marcos, por ser mais jovem e para o discernir de Tiago Maior, que consequentemente era mais velho. Seu pai era Alfeu e sua mãe Maria, então Jesus era seu primo e irmão de Judas Tadeu.

Pouco se sabe sobre Tiago Menor, mas o que se sabe já é o suficiente para reconhecer sua índole, pois seu destaque como bispo de Jerusalém após Tiago Maior ter sido martirizado, junto com Pedro se afastando da cidade, é inegável; foi o primeiro líder da primeira Comunidade de Jerusalém, assim liderando também o primeiro movimento cristão na velha cidade.

Sua morte

José Flávio é um historiador hebreu que conta que o Apóstolo Tiago teria sido apedrejado até a morte no ano 61 ou 62, mas não há muitos detalhes nessa história.

Quem foi cada um dos Tiagos apóstolos

Quem foi cada um dos Tiagos apóstolos
Agora você vai conhecer a história de cada um dos Tiagos apóstolos. Confira:

Tiago Maior

Foi um dos primeiros homens a ser chamado para virar discípulo do Senhor, junto com Pedro e seu irmão João.

Esses três se tornaram fiéis seguidores e estavam sempre presentes nas missões do Senhor. Em uma missão, Tiago recebeu o nome de “Filho do trovão” por ter sido bem temperamental, e assim também ficou conhecido por esse segundo nome.

Por ter sido um dos primeiros, teve uma importância fundamental na formação das primeiras Comunidades cristãs.

Conheça a história de São Tiago Maior completa.

Tiago Menor

Desde que se tornou um dos 12 Apóstolos, sua missão foi de aprender e espalhar a palavra de Cristo, e foi justamente o que ele fez.

O primeiro bispo de Jerusalém foi ele, lá era líder do movimento cristão e espalha a palavra para os que ainda não acreditavam no Salvador.

Não há muitas informações sobre Tiago, no entanto é possível ver que sempre se dedicou e amou a Cristo.

Conheça a história de São Tiago Menor completa.

Semelhanças e diferenças entre os Tiagos apóstolos

Os dois tinham uma fé extraordinária e eram nascidos na Galileia, mas também tinham diferenças: Tiago Maior era mais velho e andava e sempre junto a seu irmão João, pertencia ao grupo mais próximo de Jesus, junto com Pedro e João.

Tiago e seu irmão eram pescadores e foram chamados para serem “pescadores de homens”, ele prontamente atendeu Seu chamado (Lucas 5:1-11). Ele era impulsivo e tempestivo, mas também era humilde, por isso recebeu o apelido de “Filho do trovão”, como está escrito em Marcos 3:17.

Foi o primeiro a beber do cálice de Cristo, foi considerado por Paulo como uma coluna da Igreja e também o primeiro Apóstolo a ser mártir (decapitado).

Já Tiago Menor era mais novo, primo de Jesus e irmão de Judas. Tiago não recebeu um apelido, mas teve a grandiosa oportunidade de entrar no Santo dos Santos e foi o primeiro líder da Comunidade de Jerusalém. O Tiago mais novo também foi outro mártir, pelo ano de 62 foi morto apedrejado.

Temos estes detalhes escritos, mas pouco se sabe sobre suas vidas, o que podemos concordar é que os Tiagos e marcaram seus nomes.

Histórias dos Tiagos apóstolos para com Jesus

Tiago Maior esteve presente em vários acontecimentos importantes no decorrer da vida de Cristo, como a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração do Senhor e a sua agonia no Getsêmani.

Tiago Menor tomou para si o encargo de dirigir a Igreja de Jerusalém após a partida de Pedro e também foi líder do movimento cristão lá, participou também ativamente do primeiro Concílio da Igreja.

Nas Escrituras diz que Tiago Menor recebia mais atenção de Jesus, mas não há mais informações de sua jornada como Apóstolo.

Citações dos Tiagos apóstolos na Bíblia

Citações dos Tiagos apóstolos na Bíblia

Tiago Maior

Veja 4 citações de Tiago Maior na Bíblia:

Marcos 3:17

17 “E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;”

Atos 12:1-2

1 “E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da Igreja, para os maltratar;
2 E matou à espada Tiago, irmão de João.”

Lucas 5:8-11

8 “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.

9 Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.

10 E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.

11 E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.”

Lucas 6:12-16

12 “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.

13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;

15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;

16 E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.”

Tiago Menor

A seguir veja algumas citações de Tiago Menor na Bíblia:

Tiago 1:1

1 “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.”

Mateus 10:3

3 “Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;”

Marcos 3:18

18 E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão, o Cananita,”

Lucas 6:15

6 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;

Atos 1:13

13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago.

COMPARTILHE