Religião Católica

Tudo sobre Freira: entenda tudo sobre o cargo religioso

tudo sobre freira

Muito se fala sobre a o exercício dos religiosos na igreja, mas diferente dos padres, freis, bispos e demais autoridades que existem em maior número ou então que exercem papéis de mais destaque na igreja, o papel de uma freira e sua missão não parecem serem tão claros aos olhos de todos. Se o mundo religioso também te fascina, venha aprender Tudo sobre Freira.

Com funções e missões específicas, as mulheres que identificam a vocação para a vida religiosa entregam sua vida em um enlace com a própria igreja, com a palavra e o amor de Deus.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Vamos juntos conhecer um pouco tudo sobre freira na igreja católica?

Tudo sobre freira

Para aprender tudo sobre freira primeiro devemos falar sobre vocação.

Quando falamos do exercício da vocação religiosa, automaticamente falamos sobre reconhecer e colocar em prática este dom tão sublime.

Questão de vocação

A palavra vocação pode ser interpretada de diversas formas, mas neste caso pode ser levada em consideração como chamado ou chamamento, provenientes do verbo latino “vocare”, de mesmo significado.

É um convite vindo diretamente de Deus, para então realizar o seu plano de amor em nossas vidas, tendo a entrega total como moeda de troca, se assim podemos dizer.

Dizer o sim a Deus, com propriedade, é um grande desafio e é somente o primeiro passo para vivenciar os desígnios da vida religiosa.

Hierarquia Religiosa

Fala-se muito sobre a Ordem dos Franciscanos, Frades e demais autoridades da Igreja Católica, sempre em um âmbito reconhecido pelo poder masculino, mas, vamos clarear este universo para você, nosso leitor (a).

Conheça a maneira correta de nomear cada vocação e suas funções:

Freira /Irmã

Vinda do feminino da palavra Frei, provenientes do latim “Frater”, que tem como significado “irmão”, a palavra freira é o título dado para designar a jornada de consagração total de uma mulher aos princípios e servidão ao reino de Deus.

Usualmente, as freiras constituem uma Congregação Religiosa, e têm como missão professarem diferentes votos, como: castidade, pobreza e obediência.

Vida e convívio em total fraternidade junto aos demais e em comunidade também é uma regra muito importante.

Uma das mais importantes missões de uma freira é a dedicação total ao servir os irmãos menos favorecidos, assim como ter a oração como instrumento de trabalho e ferramenta principal. Tudo vai de acordo com o Carisma e Missão do Instituto religioso que a irmã fizer parte.

Madre

Madre

Originada do latim “mater”, que significa mãe, a Madre é quem exerce a função de coordenação de uma Congregação Religiosa. Está em sua responsabilidade o cuidado, em geral, de todas as irmãs e moradores, em especial os olhos voltados às missões e cumprimentos de tarefas, funções e doações de cada uma. É ela quem coloca ordem na casa.

Noviça

Noviça é a designação dada a mulher que está se preparando no noviciado, que é o período de aprendizado e formação religiosa a que se submetem aqueles que querem professar uma fé, este período precede à emissão de seus votos. Enquanto a freira é a noviça já consagrada, que já faz parte de uma Congregação.

Estudo e Conhecimento

As freiras exercem funções que, muitas vezes, seguem mais nos bastidores da Igreja Católica, porém, não menos importantes que as demais autoridades. Cada um entrega o que lhe é esperado.

Entre as diferentes Ordens, como a das Clarissas, do Carmo ou da Imaculada Conceição, ao dizerem o seu sim para a vida consagrada, as freiras dão entrada em uma comunidade religiosa ou instituto religioso onde irão se desenvolver e aprender a partir do chamado que receberam, e que aceitaram.

Vestimentas

As freiras são retratadas em filmes e na televisão, normalmente utilizando o famoso hábito religioso, mas, esse costume é levado em consideração em apenas alguns segmentos e institutos. É uma obrigatoriedade apenas onde se é escolhido utiliza-lo.

O hábito é nada mais que um uniforme, que destaca a função da religiosa como consagrada, preservada por Deus. A modelagem, cor e formatos também condizem com a Instituição que representam.

Freira é profissão?

Está no Código de Direito Canônico da Igreja Católica, que o sacerdócio é um estado vocacional perpétuo e sagrado, não apenas uma profissão ou exercício religioso. Portanto para entender tudo sobre freira, você deve entender que freira é mais que um trabalho, é um estilo de vida, uma vocação.

Como se tornar uma freira?

O primeiro passo para tornar-se uma feira, é justamente procurar por uma Comunidade ou Instituição Religiosa mais próxima, para assim dar entrada nos processos seletivos obrigatórios.

Sobre o momento de dizer o SIM!

Já falamos acima que a vocação é um exercício de fé e autoconhecimento. Sendo assim, é preciso leva-la a sério, como uma escolha que determina os caminhos que você deseja seguir para a vida.

A responsabilidade e o comprometimento em atender ao chamado, tem a mesma dimensão da missão a ser realizada. As freiras dedicam suas vidas ao próximo, dividindo-se em diferentes funções, e construindo uma relação de aliança e amor diante de Deus.

Gostou de ler tudo sobre freira? Leia também sobre a Bíblia Católica.

COMPARTILHE