Religião Católica

Tudo sobre o Natal: a origem e curiosidades desta data tão importante

Tudo sobre o NatalTudo sobre o Natal

Mais do que um simples feriado, o Natal é quando se comemora uma das datas mais importantes para os católicos: o nascimento de Jesus Cristo. Mas, você acha que conhece tudo sobre o Natal? Sabia que a sua comemoração não acontece no dia 25 de dezembro em todos os lugares do mundo? E que o Papai Noel é, na verdade, um santo? Confira essas e outras curiosidades abaixo:

Tudo sobre o Natal

Como todos sabemos, o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus e salvador. Ele marca a consumação de um plano perfeito de salvação, estipulado por Deus no capítulo 3 de Gênesis, para tirar o homem do pecado e reconciliá-lo com a criação:

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

14. Então o Senhor Deus declarou à serpente: Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.

15. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.

Gênesis 3:14,15

Posteriormente, esse plano é citado em diversas passagens do antigo testamento. Entre a mais importante delas está a profecia do capítulo 9 de Isaías:

6. Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

7. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Isaías 9:6,7

A resposta para todas essas previsões pode ser vista no evangelho de Matheus, que narra a história de Santa Maria até a chegada de Jesus, bem como as circunstâncias que levaram seu nascimento acontecer em uma manjedoura em Belém, a vinda de Reis Magos para honrá-lo e a posterior perseguição de Herodes, que resultou no exílio da família de Jesus no Egito. Assim, Natal significa nascimento e marca o início da história do salvador. Ao comemorá-lo, lembramos do sacrifício feito e dos seus ensinamentos que nos fazem buscar a paz entre os homens e a honra ao Senhor.

Confira as frase de Natal.

O Natal é mesmo comemorado no dia do aniversário de Jesus?

Não. O Natal marca uma data simbólica para o nascimento de Jesus Cristo. Isso acontece, pois, embora seja possível determinar a sua existência com registros históricos, escrituras e outros documentos, ainda não sabemos com exatidão a real data de seu aniversário.

Essa incerteza decorre das alterações do calendário, tendo em vista que os dias e meses não eram contados da mesma forma até 46 a.C, quando o imperador Júlio César determinou que o ano teria 365 dias em todo o território Romano. Mesmo com essa padronização, ainda era comum que os países divergissem, de modo que, no ocidente, muitos tomavam como base o ano zero romano, e outros, o ano zero grego.

A unificação dos calendários só foi acontecer muito tempo depois, no ano de 1512, com Papa Gregório XIII que estipulou que todos os países Católicos teriam seu ano civil contado a partir do nascimento de Cristo. Esse, por sua vez, foi desenvolvido com base no calendário Juliano.

Para os recursos da época, os matemáticos da igreja eram realmente bons e a data estipulada está próxima da real. No entanto, historiadores descobriram, anos depois, que o ano tomado como zero por Gregório seria na verdade entre 7 e 4 d.C., de modo que o marco-zero para o aniversário de Jesus também se tornou simbólico.

Aprenda o significado do Natal.

Então, por que o Natal é no dia 25 de dezembro?
Por que o natal é dia 25 de dezembro

O dia 25 de dezembro não foi escolhido por acaso. Assim como o Carnaval, esse dia foi utilizado como uma estratégia para aproximar os povos pagãos à Igreja Católica. A data marca o solstício de inverno na Europa, fenômeno no qual o Sol tem sua posição mais alta em relação à Terra – para os antigos, esse alinhamento era um sinal divino que representava a renovação das energias.

Assim, simbolicamente, entendemos que este é o dia em que o Sol brilha mais, marcando a chegada da luz do mundo em nossas vidas. Como a maioria das religiões cristãs deriva da Igreja Católica, tudo sobre o Natal acaba girando em torno desta data. Inclusive, é comum que a maioria dos países ocidentais a mantenham como um feriado oficial.

Mas, toda a confusão com os calendários também resultou em algumas exceções. Esse é o caso dos Cristãos Ortodoxos e Cristãos Armênios que, mesmo seguindo a tradição católica, tomam como base o calendário antigo e comemoram o Natal no dia 7 de janeiro.

Como se celebra o Natal

A celebração do Natal está repleta de significados e tradições. Entre as mais comuns está a realização de uma Ceia na madrugada dos dias 24 para 25, na qual as pessoas enfeitem suas casas com decorações natalinas e trocam presentes entre si. Cada um desses atos está repleto de significados.

Ceia de Natal

A ceia, por exemplo, é um antigo costume dos europeus que, desde as comemorações de Roma, deixavam as casas abertas e decoradas no dia 24 para receber os viajantes e peregrinos que chegavam para as comemorações de 25 de dezembro.

Na maioria das vezes, a viagem era longa e os visitantes chegavam com fome, sendo costume de o anfitrião lhes oferecer comida. Com o passar dos anos, o costume virou tradição e se espalhou por diversos lugares do mundo.

A adição do peru na ceia é uma tradição dos Estados Unidos, sendo este o animal mais consumido entre os peregrinos que colonizaram o país. Entretanto, ainda é comum que os países europeus realizem a ceia com os pratos típicos de cada região.

A forma como as casas são decoradas também pode variar de acordo com a região onde a data é celebrada. Contudo, alguns elementos estão presentes em quase todas elas, como a árvore de Natal, as luzes pisca-pisca utilizadas para simbolizar a estrela-guia dos Reis Magos, e os enfeites nas cores branca, verde e vermelho que representam sentimentos como a paz, o amor e a fraternidade.

Papai Noel

Outra figura presente nas comemorações é o Papai Noel, a representação do bom velhinho que visita as cidades para trazer presentes aos devotos, que é uma adaptação de uma figura católica: o São Nicolau.

Conhecido como santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega, patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, Nicolau foi um Bispo da Igreja Católica do século IV a quem são atribuídos diversos milagres.

Ele ficou conhecido em decorrência de suas boas ações que envolviam visitar a casa dos mais pobres para presenteá-los com sacos de mantimentos e moedas que os auxiliariam com o sustento do ano. Após sua canonização, algumas igrejas criaram o costume de celebrá-lo copiando seus atos no mês de dezembro.

Tradições natalinas no Brasil

Por se tratar de um país em que a influência de outras culturas é muito forte, quase tudo sobre o Natal no Brasil está ligado à Europa e aos Estados Unidos. Nas casas brasileiras, não pode faltar a Ceia farta de pratos feitos a partir de aves e carnes de caça, além de toques tropicais como o uso de muitas frutas e elementos da culinária local.

Os brasileiros também têm a figura do Papai Noel presente em sua cultura, sendo comum adultos se vestirem iguais ao bom velhinho parar presentear as crianças. Seus valores também estão presentes no “amigo-secreto”, brincadeira em que os familiares trocam presentes para simbolizar o amor e a união nos lares.

Missa do Galo

Outra celebração importante para o Natal é a realização de missas. A mais conhecida é a Missa do Galo que todos os anos é ministrada na madrugada do dia 24 para o dia 25. Dada a sua importância e tradição, por anunciar o nascimento do Deus vivo, é o próprio Papa, bispo de Roma, que deve conduzir a celebração pessoalmente por ele ser o sucessor de Pedro, apóstolo que Jesus designou como primeiro dirigente da Igreja (Mt. 16,18).

Durante sua realização, todas as velas do advento são acesas, e, também, são entonados cânticos como o Hino de Glória, que anuncia o nascimento do Deus vivo.

Muitos acreditam que o nome da missa tenha relação ao arrependimento de São Pedro, porém, o real significado está ligado a uma lenda italiana que diz que à meia-noite do dia 25 de dezembro, um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias.

Leia mais sobre a Missa do Galo.

O Natal é a única celebração do calendário litúrgico que contempla três eucaristias: a da noite, a da aurora e a do dia. Dessas três celebrações, a da noite (do galo) é a que reúne os aspectos históricos e humanos do nascimento de Cristo. É comum que, após a sua realização, as famílias completem a decoração das casas acrescentando um boneco do bebê Jesus ao presépio de Natal.

Oração de Natal
Oração de Natal

Em seguida, devem fazer a Oração de Natal pela Família:

Senhor, diante de teu presépio
venho pedir por minha família.
Abençoa as pessoas que amo
onde quer que estejam.
Que dentro de nosso lar habite
a confiança de tua mãe, Maria,
o zelo de teu pai, José,
e a inocência de teu rosto de criança.
Afugenta de nossa casa as dores,
lágrimas e angústias causadas por
tantos Herodes que lutam por
matar nossos sonhos de paz.
Concede-nos a saúde do corpo e
da alma, para que possamos cantar
teus louvores a cada dia deste novo ano.
Que nossas portas estejam sempre
abertas para ti, nas visitas que nos fazes
em tantos rostos sofridos.
Dá-nos a alegria de tua presença em
nosso lar: o maior de todos os presentes possíveis.
Abençoa minha família neste Natal, Senhor.
Amém.

Aprenda outras orações para o Natal.

Celebre o Natal

Independente do significado, cada pessoa dá seu próprio sentido a essa data. A união da família, presentear quem se ama, agradecer a chegada do menino Jesus. O mais importante é celebrar a paz e este momento tão inspirador e sereno.

Agora você já sabe tudo sobre o Natal, nos conte! Já sabe como irá celebrar o Natal esse ano?

COMPARTILHE