Religião Católica

Tudo sobre padre: conheça um dos cargos mais famosos da Igreja

Tudo sobre padre

O padre é o membro da Igreja Católica que mais próximo do povo. Seja celebrando missas, atendendo confissões, ou proferindo o Evangelho, o principal objetivo de quem assume essa missão é servir a Deus. Conheça tudo sobre padre e aprenda mais sobre o universo religioso.

Tudo sobre padre

Para de aprender tudo sobre padre, é necessário entender algumas funções dos padres dentro da Igreja e também, para os que se interessam em seguir esse caminho, os meios para se tornar um sacerdote cristão.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O que o padre representa

O padre representa a igreja próxima da sociedade, como Jesus viveu: próximo da comunidade. Auxiliando, pregando a palavra de Deus.

Como em uma família, onde o pai deve educar, ensinar, cuidar de seus filhos, na Igreja católica esse papel cabe ao padre. É ele quem doutrina pela palavra da bíblia todos os cristãos.

Funções do Padre

As funções do padre são voltadas ao público diretamente. O papa é responsável por uma paróquia, onde celebra missas. Também é o responsável por ouvir as confissões na paróquia e o encarregado de aconselhar da melhor forma possível os cristãos, levando a palavra de Deus como ordem. O padre deve aderir ao celibato.

Vocação para ser padre

Levando em consideração o significado da palavra, vocação diz respeito ao chamamento, o chamado de Deus para servi-lo.

E Assim como para escolher ser freira, escolher ser padre (ou ser escolhido) é questão de vocação. É estar a serviço de Deus por toda a vida e fazer e pregar o bem a todos. A tarefa parece ser difícil mas para quem nasceu com o dom da vocação, consegue se entregar a vida religiosa de forma muito natural.

Conhece algum menino que sonha em servir a Deus?

Hierarquia religiosa

Os padres fazem parte de uma hierarquia da Igreja Católica. Os membros da entidade são divididos por cargos.

Essas pessoas decidem dedicar as suas vidas ao sacerdócio, entre elas os padres. Portanto, existe o clero, que são os ministros que recebem o sacramento da Ordem Cristã, e os leigos, que são os seguidores dessa doutrina.

Conheça abaixo a hierarquia do sacerdócio:

Hierarquia da Igreja católica
Diáconos

Os diáconos fazem parte do primeiro nível da ordem católica. Os diáconos dão assistência aos padres e bispos. Portanto eles estarão lá para auxiliar no dever dos padres e cardeais.

Dependendo da tradição da Igreja, o diácono pode ser permanente ou um temporário.

Padres

Os presbíteros ou padres são aqueles homens que estão a serviço dos bispos, exercendo atividades como a celebração de missas e dos sacramentos, como o batismo, por exemplo. Eles ficam a frente das igrejas para onde são designados, ao receberem a Ordem. Essa atividade é vista como uma missão seguida por aqueles que escutam o chamado de servir a Deus.

Cardeais

Os cardeais são responsáveis por prestar assistência ao papa e são considerados os príncipes da Igreja. São subdividos em três categorias:  cardeais-bispos, cardeais-presbíteros e cardeais-diáconos. Acima deles somente o Papa e Deus.

Papa

O papa é o cargo supremo na Ordem. Seu cargo é vitalício. Tem autoridade não apenas de governar a Igreja Católica como também é chefe de estado no país do Vaticano.

O papa precisa se dedicar à expansão do catolicismo pelo mundo e tem a autonomia de nomear cardeais, eleger bispos, canonizar santos e criar dioceses.

Gostou do tema? Leia mais sobre o cargo do Papa.

Vestimenta de Padre

Os trajes dos padres se chamam batina e diferenciam de cor dependendo do contexto da missa.

Além do branco, as tonalidades litúrgicas são o vermelho, o roxo, o rosa, o verde e o preto.

Batina vermelha

A batina de cor vibrante vermelha representa o mais puro sacrifício, o amor, a  santíssima trindade. Utilizada geralmente em celebrações do Espírito Santo.

Batina roxa

A batina de cor roxa representa a penitência, o arrependimento e é utilizada em tempos de quaresma.

Batina rosa

A batina rosa significa alegria, o nascimento de Jesus Cristo e Sua ressurreição.

Batina verde

A batina verde é comumente utilizada nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana também. Simboliza a esperança.

Batina preta

Simboliza o luto, a dor da perda, tristeza. Significa o lamento pela morte do Nosso Senhor e de seus seguidores. Também pode ser usado nas missas pelos mortos.

Batina branca

Representa a pureza, a paz. É utilizada geralmente em datas de celebração como o Natal e a Páscoa, além de outras datas relacionadas a Jesus Cristo.

Se interessou? Leia outras curiosidades da Igreja Católica.

Como ser padre?

Muitos padres, principalmente aqueles que atuam em pequenas comunidades, são vistos como autoridades pela sociedade. Isso porque eles tomam a frente em assuntos que refletem os anseios do povo e se tornam líderes onde atuam.

Por conta dessas responsabilidades, é preciso que a pessoa que deseja vestir a batina passe por toda uma preparação.

Primeiramente, a Igreja pede que o homem seja solteiro e abdique de quaisquer tipos de relacionamentos. Além disso, é necessária a promessa de se tornar celibatário, ou seja, não ter relações sexuais.

O futuro padre também precisa ser atuante na sua comunidade, frequentando a Igreja regularmente. Na parte de estudos, quem deseja servir ao sacerdócio deverá ter formação em Filosofia, Teologia ou História, e depois se dedicar a 4 anos no seminário. Caso não tenha formação superior, irá ficar por 8 anos em estudos, antes de receber a Ordem.

Passadas todas essas etapas de formação, para se tornar um padre, o seminarista irá atuar por 6 meses como diácono. É como se fosse um estágio, para que o candidato a sacerdote passe por provações e tenha uma ideia de como será a sua vida dali para frente.

Você sabia que ser padre também é vista como uma profissão?

O sacerdócio está dentro da Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho, portanto possui o reconhecimento como uma atividade remunerada. Porém, além de uma ocupação de trabalho, estar dentro do clero é uma vocação e precisa ser desempenhada não visando o dinheiro, mas sim à importância de ser um representante da Igreja Católica.

Ciência x religião

Outro fato interessante sobre os padres diz respeito a um assunto polêmico: a ciência e a religião. Muitos dizem que é muito conflitante unir os conhecimentos religiosos com os científicos. Porém, para alguns padres da nossa história, isso não foi problema algum.

Jean Buridan (1300-1375) foi um padre francês que se dedicou aos estudos da ciência, se tornando um dos pioneiros da Teoria do Ímpeto. Sua pesquisa explicava o movimento dos projéteis e objetos em queda livre, servindo de introdução aos estudos da dinâmica de Galileu e ao princípio da inércia, de Isaac Newton.

Há também o exemplo de Francesco Maria Grimaldi (1618-1663). Ele era um padre jesuíta italiano, físico e matemático, que construiu instrumentos para medir características geológicas da lua. Também foi pioneiro nos estudos sobre a difração da luz.

 

COMPARTILHE