Turismo religioso

Turismo religioso em Aparecida do Norte: dicas para visitar o santuário

Turismo religioso Aparecida do Norte

O Turismo religioso em Aparecida do Norte é muito famoso. O santuário recebe em torno de 12,2 milhões de fiéis por ano. Se você pensa em conhecer a cidade de tudo, veja as nossas dicas para visitar Aparecida do Norte.

Aparecida do Norte

Só para lembrar, para quem não sabe, Aparecida está localizada no Vale do Paraíba, a 170 quilômetros da capital São Paulo, a duas horas de distância.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Esta é uma cidade dedicada ao turismo religioso, atraindo fiéis de todo mundo. Obviamente que quem vai à cidade tem como objetivo principal visitar a Basílica de Aparecida, o maior santuário no mundo. Mas surgem algumas dúvidas como: o que fazer na cidade além disso?

Turismo religioso em Aparecida do Norte

Blog Vai Passear nos deu algumas dicas do que fazer pela cidade e desfrutar do melhor que há no santuário. Confira!

Além da oração, petição e ação de graças para a mãe de Jesus, que tem sido a padroeira do Brasil desde 1930, as pessoas ainda gostam de fazer compras, andar pelas ruas tranquilas ou descansar. Construído em 1980, seu estilo neorromântico é de tirar o fôlego! Seu altar central é preparado para receber cerca de 30 mil pessoas ao seu redor.

Já a Basílica possui 1.352.765 metros quadrados e recebeu mais de 12 milhões de visitantes no ano de 2014.

Complexo do Santuário Nacional de Aparecida

Conhecer o santuário é a principal intenção daqueles que são enviados para Aparecida. Todos os anos, o complexo recebe quase 12 milhões de crentes que vão à cidade para pedir ou agradecer pela graça proporcionada através de nossa mãe Aparecida.

Santuário Aparecida do Norte

Igreja de São Benedito em Aparecida do Norte

Todo mês de abril, a igreja recebe milhares de fiéis durante a festa em sua homenagem. Ela foi inaugurada em 1924 e é tradicional até os dias de hoje.

Confira outros destinos para fazer turismo religioso no Brasil e no Mundo.

Morro do Cruzeiro e Mirante

O passeio até o Morro do Cruzeiro é inspirador. Do mirante é possível ter a visão de todo complexo de Aparecida do Norte. Você pode acender uma vela no Cruzeiro e fazer um pedido ou até mesmo agradecer pelas oportunidades.

Todas as sextas-feiras da quaresma, o Morro do Cruzeiro é o local onde os fiéis participam da via-sacra. A primeira cruz do morro foi feita em 1925 e está firme até hoje.

Bondinho de Aparecida do Norte

O teleférico conecta a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida com o morro do Cruzeiro, em uma rota de quase 1200 metros. O bondinho disponibiliza 47 cabines, e cada uma dela acomoda até seis pessoas.
Bondinho em Aparecida do Norte

E o bondinho é para todos! Algumas das cabines estão adaptadas para receber cadeirantes.

Se você está interessado em combinar o passeio com o Morro do Cruzeiro, o custo combinado é de R$30 por pessoa.

Compras de lembrancinhas nas lojinhas de Aparecida

Outra atividade “típica” em Aparecida é “vasculhar” em milhares de pequenas lojas e barracas localizadas ao longo das ruas da cidade, bem como dentro do santuário. Somente no complexo do santuário estão quase 400 lojinhas de todos os estilos. E essas lojas vendem de tudo: desde rosários, imagens, brinquedos, fitas, roupas, chaveiros, ímãs de geladeira, canecas, entre outras coisas.

Portanto, se você pretende levar uma lembrancinha da sua visita em Aparecida do Norte para você ou pessoas queridas, é aqui que encontrará!

Dicas Extras

Para quem pensa em fazer Turismo religioso em Aparecida do Norte não pode deixar de visitar outros pontos turísticos dentro do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, como:

  • Capela da Ressurreição
  • Capela do Batismo
  • Nicho da Imagem Milagrosa de Nossa Senhora
  • Capela de São José
  • Capela do Santíssimo
  • Museu Nossa Senhora Aparecida
  • Campanário
  • Capela das Velas
  • Espaço Devotos Mirins
  • Memorial da Devoção

História de Nossa Senhora Aparecida

Encontrada no Rio Paraíba, em São Paulo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida trouxe esperança para os pescadores, quando foi encontrada em 1717.

Os três pescadores não sabiam o que estava acontecendo. Pescavam pacientemente, mas sem sucesso. Lançavam a rede inúmeras vezes sem capturar um peixe sequer. A época era de dificuldades. Mas, após os pescadores resgatarem na rede a imagem do rio, eles encheram as suas redes com fartura de peixes. Um milagre!

 

No ano passado, completaram-se 300 anos que a imagem da Nossa Senhora Aparecida apareceu aos 3 pescadores.

E hoje, Nossa Senhora Aparecida é um dos principais santos católicos do Brasil e possui milhares de fiéis por todo país.

COMPARTILHE