Turismo religioso

Turismo religioso em Nova Trento: conheça a cidade santa catarinense

turismo religioso em Nova Trento

Pensando em fazer turismo religioso em Nova Trento? Confira todas as dicas para conhecer a cidade e se encantar!

Destino turístico em Santa Catarina

A história de Nova Trento envolve muita fé e menciona fortemente a chegada de imigrantes italianos.  No entanto, o município ficou conhecido, principalmente, por ser a cidade de Santa Paulina, a primeira santa do Brasil.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

Os primeiros imigrantes trentino-italianos chegaram em Nova Trento a partir de 1875. A Europa passava por um período de crise e fome, razão pela qual muitos chegaram ao Brasil para povoar as terras localizadas ao sul. E, a partir de 1876, aproximadamente, a emigração intensificou-se nos anos seguintes. Até 1880, estima-se que 11 mil pessoas tenham sido instaladas na colônia.

A cidade de Nova Trento

Em 8 de agosto de 1892, através da Lei Provincial promulgada pelo presidente da província, Tenente Joaquim Machado, Nova Trento tornou-se município. Em 21 de dezembro de 1892, foi criado o Conselho Municipal para dirigir o município até as suas primeiras eleições. Atualmente, Nova Trento soma mais de 14 mil habitantes.

Onde fica


A cidade de Nova Trento é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Sua população estimada em 2014 era de 13.379 habitantes.

Turismo religioso em Nova Trento

 

Nova Trento é um dos destinos religiosos mais procurados no Brasil. E não é por menos.

Com tanta história para contar, o que não faltam são lugares a serem visitados em Nova Trento. Listamos alguns pontos turísticos da cidade para você não perder nenhuma destas experiências. Confira abaixo:

Santuário Santa Paulina

A história do santuário reforça o quanto os fiéis conseguem transformar um local em espaço de devoção. No dia 19 de maio de 2002, Madre Paulina foi canonizada na Praça de São Pedro, e passou a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Após a beatificação, peregrinos de todo o país começaram a visitar Nova Trento, mais precisamente o bairro de Vígolo – terra onde Santa Paulina começou a obra. Devido ao aumento de visitantes, notaram a necessidade de melhorar a infraestrutura do Santuário Santa Paulina.

O que visitar?

Para quem quer fazer turismo religioso em Nova Trento, deve saber que a própria arquitetura do templo merece atenção. A geometria do projeto do santuário lembra o formato de duas mãos em prece ou ainda de uma tenda, lembrando a jornada dos peregrinos. Além da beleza arquitetônica, o parque ecológico possui bosques sempre verdes, desde o alto da montanha até a planície do vale estreito e perfeito.

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

Uma curiosidade bem interessante é que todo material utilizado na construção do Santuário, como madeira, tijolos, telhas, cimento e areia, foi carregado nas costas pelo povo de Nova Trento, bem como a estátua de Nossa Senhora do Bom Socorro, vinda da França como doação da Condessa Clermont de Tonnerre e presente no Morro da Cruz desde 14 de maio de 1906.

O complexo oferece ao devoto uma estrutura de qualidade com restaurante próprio, hospedagem e lojas.

Horário de visitação: Diariamente, de 7h às 18h

Dia de Santa Paulina: 9 de julho

Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro

 
 

 
Esse local, construído em 1912, fica a aproximadamente 11 km do Santuário de Santa Paulina. O Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro é outro ponto turístico religioso que precisa ser visitado.

O santuário fica no topo de um morro e, durante o percurso, é possível ver 14 estações que simbolizam a Via Sacra. Ao chegar no fim, além de uma igreja linda e vermelha, a vista panorâmica da cidade faz o trajeto íngreme valer a pena. O local também possui um museu e o horário de visitação do santuário é das 6h às 22h.

Em determinada época do ano é feita uma caminhada noturna e também é possível visitar grutas ou fazer uma trilha para praticantes de downhill. Anote na agenda: a tradicional Festa de Nossa Senhora do Bom Socorro é sempre celebrada no primeiro domingo do mês de maio.

Morro da Cruz

 

O Morro da Cruz está localizado a uma altitude de 285 metros. Do alto do morro é possível ter uma vista privilegiada, principalmente do Vale do Rio Tijucas.

O Morro da Cruz, também conhecido como Maciço do Morro da Cruz ou Maciço Central de Florianópolis, é uma formação rochosa localizada na parte insular da cidade. Uma trilha rústica leva esportistas a um paredão íngreme e rochoso.

Ao subir o morro, é possível visualizar as baías norte e sul, a região continental, a costa leste da Ilha, o Aeroporto Hercílio Luz e, de quebra, as pontes Hercílio Luz, entre outros.

O Santuário abriga diversas relíquias centenárias dentre elas uma Cruz que foi implantada em 1899 e está localizada atrás da Igreja na parte mais alta do morro.

A história conta que no dia 13 de julho de 1901, o Padre Alfredo Russel benzeu a cruz e o quadro de Nossa Senhora do Bom Socorro, no lugar onde mais tarde seria erguido um Santuário em sua homenagem.

Acesso ao Morro da Cruz

O principal acesso ao mirante do Morro da Cruz é feito pela Rua do Antão (via Beira Mar Norte), por meio do bairro Agronômica, cujas curvas sinuosas também permitem uma vista panorâmica da cidade. Ao final da estrada, chega-se ao local, que serve de estacionamento para os turistas que o visitam. Para se chegar ao mirante, caminhe pela via à esquerda dos prédios. A entrada é gratuita.

Datas marcantes de Nova Trento

Ao longo da história, é possível relembrar algumas datas importantes, como:

  • A chegada do primeiro jesuíta da Província Romana à Nova Trento, em 1879
  • Compra de objetos sacros para as missas, em 1880
  • Construção da Capela Santa Ágata, a primeira de Nova Trento, em 1881
  • Inauguração da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Vígolo, em 11 de fevereiro de 1889

Entre outros. Portanto, se você procura uma data para visitar a cidade de Nova Trento, as datas acima podem te dar uma ajudinha na hora de escolher.

Espero que tenha gostado de conhecer sobre turismo religioso em Nova Trento. Qual outro destino religioso você tem interesse em conhecer?

COMPARTILHE