Turismo religioso

Turismo religioso em Ouro Preto: curiosidades deste precioso destino brasileiro

Turismo religioso em Ouro Preto

A disseminação da religião católica no Brasil tem ligação com a construção e desenvolvimento do país, são conexões reais. E o município de Ouro Preto, cidade do Estado de Minas Gerais, é um grande berço de tudo isso.

Terra de muitas histórias e cenários que fizeram parte da evolução do país, Ouro Preto é hoje um dos grandes destinos de turismo nacional e internacional, sendo um território de muitas construções históricas e sendo visto, praticamente, como um museu a céu aberto. Bem diante dos nossos olhos!

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

História de Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto foi fundada por volta de 1698, por um bandeirante chamado Antônio Dias de Oliveira. A região conhecida hoje como um dos maiores pontos turísticos do Estado de Minas Gerais e do Brasil, ganhou forma a partir da junção de arraiais, que eram como antigas vilas.

Essa junção de vilas inicialmente levou o nome de Vila Rica, uma vez que o famoso Ouro Preto foi encontrado em explorações realizadas por viajantes de outros Estados do país.

O município de Ouro Preto, além de fazer parte da grande rota de turismo e opções oferecidas a quem visita o Estado, também tem grande participação na construção da história do país. A cidade foi cenário de diversos acontecimentos históricos., como por exemplo:

  • Última década do século XVII e princípio do XVIII – clímax das explorações paulistas, sendo descoberto o estimado “ouro preto”;
  • 1708 – Guerra dos Emboabas; os atritos entre paulistas e ‘forasteiros’ atinge o ponto alto no distrito de Cachoeira do Campo;
  • 1720 – Revolta liderada por Filipe dos Santos; motins contra o Quinto da Coroa Portuguesa;
  • 1789 – Inconfidência Mineira; confabulação entre determinados segmentos da sociedade mineradora de então para tornar Minas livre do jugo português.

Ouro Preto chegou até mesmo a ser capital de Minas Gerais, mas perdeu o posto por, na época, não atender aos requisitos e burocracias necessárias para ocupar tal posição.

Religião e Arquitetura

Se a cidade de Ouro Preto foi um berço na época de desenvolvimento inicial do Brasil, ela segue hoje com este título, juntando-o então a honra de abrigar as mais célebres construções, monumentos e espaços que guardam capítulos da história do país e da forma como a religião católica ganhou corpo em terras brasileiras.

Construídas no início do século 17 e 18, as inúmeras igrejas de Ouro Preto são consideradas patrimônios culturais do país, assim como a própria cidade recebeu o título diretamente da UNESCO.

A religiosidade é entrelaçada ao avanço da cidade, e grandes artistas surgiram por aquelas terras. E eles tinham as igrejas, na maioria das vezes, como tela e palco principal para compartilhar sua arte. Nomes como: Aleijadinho, Mestre Ataíde e Padre Félix colaboraram para que a arte barroca fosse difundida, em meio aos rococós e demais influências.

Hoje, o município de Ouro Preto abriga igrejas em funcionamento, algumas outras que funcionam como museus ou obrigam novas instalações, e tudo isso em meio a uma cidade charmosa, de paralelepípedos, altos morros e vielas.

Tudo isso faz de Ouro Preto um destino certeiro para quem quer aliar turismo e ainda descobrir detalhes únicos sobre a história da difusão da igreja católica no Brasil.

Turismo religioso em Ouro Preto

Com tanta história para contar, o que não faltam são lugares a serem visitados em Ouro Preto. Listamos alguns deles abaixo, para você já ir preparando seu roteiro, e não deixar de fora nenhuma destas experiências.

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
Localizada em lugar de destaque, logo na entrada da cidade, esta igreja é um dos principais monumentos da arte barroca e mineira. Sua construção teve início em 1766, e é considerada a grande obra criada por Aleijadinho, com a colaboração de Mestre Ataíde.

A Igreja de São Francisco de Assis fica no endereço Largo de Coimbra, Centro – Ouro Preto.

Museu do Oratório

 

O célebre Museu do Oratório teve sua inauguração em 1998, em um prédio que pertencia antigamente a uma ordem carmelita. Ele foi completamente restaurado, e passou a abrigar uma coleção com mais de 160 oratórios e mais de 300 imagens que datam entre o século XVII e XX.

As peças foram coletadas por meio de doações, e são todas produzidas no Brasil. Uma coleção de encher os olhos!

O Museu do Oratório se encontra no Adro da Igreja do Carmo, 28 Centro 35400-000, em Ouro Preto.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição / Museu Aleijadinho

 

Esta igreja guarda tanta história que fica difícil de descrever, os olhos é que precisam conferir. Conhecida também como o museu de Aleijadinho, que foi quem construiu a capela junto de seu pai, Manuel Francisco Lisboa, o terreno também serviu de espaço para o enterro dos artistas.
É possível, além de conferir as missas, visitar o museu dedicado a história e obra de Aleijadinho.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição se encontra na Praça Antônio Dias, s/n, em Ouro Preto.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (De Cima)

 

Sendo uma das menores construções encontradas em Ouro Preto, seu tamanho não condiz com a importância histórica que tem na cidade. Sendo constituída hoje por apenas uma única torre, a igreja de Nossa Senhora das Mercês é um dos pontos de referência da cidade, uma vez que sua localização se situa no alto de Ouro Preto, e é possível de se identificar de longe.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia fica na Rua Padre Rolim, s/n, em Ouro Preto.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

 

Com sua construção iniciada nos anos 1760, este grande símbolo da arte barroca guarda uma peculiaridade: não se sabe oficialmente quem foi o responsável por sua construção.
A obra possui grandes traços do estilo barroco, que impressionam os visitantes e encantam os estudantes de arquitetura. Não vai ser difícil encontrar muitos deles apreciando-a, e reproduzindo sua estética no papel.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário se encontra no endereço Largo do Rosário, s/n – Rosário, Ouro Preto.

Programe-se!

Já viu que o município de Ouro Preto é um prato cheio para uma bela viagem turística e religiosa, não é mesmo? A partir de nossas sugestões, prepare então um roteiro que mais se adeque aos seus desejos e curiosidades, faça as malas, e partiu desbravar as terras mineiras. Você vai se encantar!

COMPARTILHE