A disseminação da religião católica no Brasil tem ligação com a construção e desenvolvimento do país, são conexões reais. E o município de Ouro Preto, cidade do Estado de Minas Gerais, é um grande berço de tudo isso.
Terra de muitas histórias e cenários que fizeram parte da evolução do país, Ouro Preto é hoje um dos grandes destinos de turismo nacional e internacional, sendo um território de muitas construções históricas e sendo visto, praticamente, como um museu a céu aberto. Bem diante dos nossos olhos!
Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.
Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:
História de Ouro Preto
A cidade de Ouro Preto foi fundada por volta de 1698, por um bandeirante chamado Antônio Dias de Oliveira. A região conhecida hoje como um dos maiores pontos turísticos do Estado de Minas Gerais e do Brasil, ganhou forma a partir da junção de arraiais, que eram como antigas vilas.
Essa junção de vilas inicialmente levou o nome de Vila Rica, uma vez que o famoso Ouro Preto foi encontrado em explorações realizadas por viajantes de outros Estados do país.
O município de Ouro Preto, além de fazer parte da grande rota de turismo e opções oferecidas a quem visita o Estado, também tem grande participação na construção da história do país. A cidade foi cenário de diversos acontecimentos históricos., como por exemplo:
- Última década do século XVII e princípio do XVIII – clímax das explorações paulistas, sendo descoberto o estimado “ouro preto”;
- 1708 – Guerra dos Emboabas; os atritos entre paulistas e ‘forasteiros’ atinge o ponto alto no distrito de Cachoeira do Campo;
- 1720 – Revolta liderada por Filipe dos Santos; motins contra o Quinto da Coroa Portuguesa;
- 1789 – Inconfidência Mineira; confabulação entre determinados segmentos da sociedade mineradora de então para tornar Minas livre do jugo português.
Ouro Preto chegou até mesmo a ser capital de Minas Gerais, mas perdeu o posto por, na época, não atender aos requisitos e burocracias necessárias para ocupar tal posição.
Religião e Arquitetura
Se a cidade de Ouro Preto foi um berço na época de desenvolvimento inicial do Brasil, ela segue hoje com este título, juntando-o então a honra de abrigar as mais célebres construções, monumentos e espaços que guardam capítulos da história do país e da forma como a religião católica ganhou corpo em terras brasileiras.
Construídas no início do século 17 e 18, as inúmeras igrejas de Ouro Preto são consideradas patrimônios culturais do país, assim como a própria cidade recebeu o título diretamente da UNESCO.
A religiosidade é entrelaçada ao avanço da cidade, e grandes artistas surgiram por aquelas terras. E eles tinham as igrejas, na maioria das vezes, como tela e palco principal para compartilhar sua arte. Nomes como: Aleijadinho, Mestre Ataíde e Padre Félix colaboraram para que a arte barroca fosse difundida, em meio aos rococós e demais influências.
Hoje, o município de Ouro Preto abriga igrejas em funcionamento, algumas outras que funcionam como museus ou obrigam novas instalações, e tudo isso em meio a uma cidade charmosa, de paralelepípedos, altos morros e vielas.
Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.
Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:
Tudo isso faz de Ouro Preto um destino certeiro para quem quer aliar turismo e ainda descobrir detalhes únicos sobre a história da difusão da igreja católica no Brasil.
Turismo religioso em Ouro Preto
Com tanta história para contar, o que não faltam são lugares a serem visitados em Ouro Preto. Listamos alguns deles abaixo, para você já ir preparando seu roteiro, e não deixar de fora nenhuma destas experiências.
Igreja de São Francisco de Assis
Localizada em lugar de destaque, logo na entrada da cidade, esta igreja é um dos principais monumentos da arte barroca e mineira. Sua construção teve início em 1766, e é considerada a grande obra criada por Aleijadinho, com a colaboração de Mestre Ataíde.
A Igreja de São Francisco de Assis fica no endereço Largo de Coimbra, Centro – Ouro Preto.
Museu do Oratório
O célebre Museu do Oratório teve sua inauguração em 1998, em um prédio que pertencia antigamente a uma ordem carmelita. Ele foi completamente restaurado, e passou a abrigar uma coleção com mais de 160 oratórios e mais de 300 imagens que datam entre o século XVII e XX.
As peças foram coletadas por meio de doações, e são todas produzidas no Brasil. Uma coleção de encher os olhos!
O Museu do Oratório se encontra no Adro da Igreja do Carmo, 28 Centro 35400-000, em Ouro Preto.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição / Museu Aleijadinho
Esta igreja guarda tanta história que fica difícil de descrever, os olhos é que precisam conferir. Conhecida também como o museu de Aleijadinho, que foi quem construiu a capela junto de seu pai, Manuel Francisco Lisboa, o terreno também serviu de espaço para o enterro dos artistas.
É possível, além de conferir as missas, visitar o museu dedicado a história e obra de Aleijadinho.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição se encontra na Praça Antônio Dias, s/n, em Ouro Preto.
Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (De Cima)
Sendo uma das menores construções encontradas em Ouro Preto, seu tamanho não condiz com a importância histórica que tem na cidade. Sendo constituída hoje por apenas uma única torre, a igreja de Nossa Senhora das Mercês é um dos pontos de referência da cidade, uma vez que sua localização se situa no alto de Ouro Preto, e é possível de se identificar de longe.
Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia fica na Rua Padre Rolim, s/n, em Ouro Preto.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Com sua construção iniciada nos anos 1760, este grande símbolo da arte barroca guarda uma peculiaridade: não se sabe oficialmente quem foi o responsável por sua construção.
A obra possui grandes traços do estilo barroco, que impressionam os visitantes e encantam os estudantes de arquitetura. Não vai ser difícil encontrar muitos deles apreciando-a, e reproduzindo sua estética no papel.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário se encontra no endereço Largo do Rosário, s/n – Rosário, Ouro Preto.
Programe-se!
Já viu que o município de Ouro Preto é um prato cheio para uma bela viagem turística e religiosa, não é mesmo? A partir de nossas sugestões, prepare então um roteiro que mais se adeque aos seus desejos e curiosidades, faça as malas, e partiu desbravar as terras mineiras. Você vai se encantar!