Turismo religioso

Conheça os motivos para fazer turismo religioso em Trindade

turismo religioso em trindadeturismo religioso em trindade

O turismo religioso em Trindade, Goiás, é marcado pela grande diversidade de opções a serem vivenciadas, e pela quantidade de histórias que o município guarda, envolvendo experiências de fé, milagres e locais que preservam a identidade da igreja católica nesta região do país.

Visitar estes destinos, e se programar para alguns dias de turismo religioso em Trindade, é o mesmo que se preparar para uma maratona de renovação de fé.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Você está preparado? Confira um pouco mais sobre este roteiro.

A Capital da Fé

Citado como um dos maiores destinos dos fiéis católicos do Brasil, e também do mundo, o município de Trindade é sede da festividade do Divino Pai Eterno, festa essa que ocupa a posição de segunda maior celebração ligada ao catolicismo em terras brasileiras.

Mais de 2.5 milhões de romeiros encaminham-se para a cidade no mês de junho a fim de estarem presentes nesta grande festa, que existe há mais de 170 anos, e conta com uma grande programação de atividades como: missas, novenas e procissões.

Além de toda esta lista, o turismo religioso em Trindade ganha força devido à popularidade da Rodovia dos Romeiros, que é nada mais do que um trecho de quase 20km, percorrido entre o viaduto Avenida Bandeiras e Castelo Branco, indo até o famoso Portal da Fé.

O ponto de chegada desta romaria dá-se justamente na entrada de Trindade, e este trajeto é feito em aproximadamente cinco horas. Não é à toa que a cidade recebe o nome de Capital da Fé, não é mesmo?

Fátima bate recordes de visitas e promove turismo no Brasil.

Como a história de fé se deu em Trindade de Goiás?

Segundo conta a história, por volta do ano de 1840 um casal encontrou um medalhão de barro, durante o trabalho que exerciam na lavoura, e nele estavam estampadas as figuras da Santíssima Trindade.

O encontro desta imagem impulsionou a fé dos moradores da cidade, e muitos milagres passaram a ser observados, assim como o envolvimento das famílias com a religião católica tornou-se cada vez mais intenso.

Você sabia? Trindade é um dos destinos religiosos mais procurados no Brasil e no Mundo.

 

Quais locais inserir na lista de Turismo Religioso em Trindade?

Conforme contamos acima, a cidade de Trindade é um grande nome quando o assunto é turismo religioso. Muitas celebrações e festividades acontecem no território do município, e fiéis de todos os cantos do mundo passam por lá para conferir de pertinho as manifestações de fé.

Matriz do Divino Pai Eterno (Santuário Velho)

Conhecido também como Santuário Velho, a matriz foi levantada em 1912, e é conhecido como o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno na cidade.

Localizada na Praça do Santuário, no centro da cidade, a igreja é conhecida também por ser tombada como patrimônio artístico e histórico do Brasil.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Com obras iniciadas em 1974, e sua reforma completa feita em 1994 e 2006. O local até mesmo recebeu o título de Basílica Menor ao Santuário, dado pelo Papa Bento XVI, sendo a única dedicada do Divino Pai Eterno em todo o mundo.

 

É possível avistá-la de diferentes pontos da cidade, e sua arquitetura é de encher os olhos. Um marco histórico para a região e para a história da igreja católica entre os fiéis. Sua vastidão abriga diferentes espaços para as festividades e celebrações, recebendo fiéis de diferentes lugares do mundo.

O espaço, que fica localizado na Praça dom Antonio R. de Oliveira, no Bairro Santuário, é de proporcional à devoção de quem o visita.

Conheça o TOP 10 Igrejas mais bonitas do Brasil.

Quarto dos Milagres

O turismo religioso em Trindade desperta atitudes de fé no coração das pessoas, e muitos dos fiéis que visitam a cidade, aproveitam para reservar um momento para agradecer e pedir ainda mais intercessão por suas vidas e jornadas diárias.

Para isto, o Santuário Basílica disponibiliza a Sala/Quarto dos Milagres, onde são depositados itens relacionados às orações, preces e pedidos já feitos, ou que ainda pedem por intercessão para serem concretizados.

Os romeiros têm a oportunidade de renunciar algo que possuem, como uma forma de “troca” ou oferta pelo milagre que esperam em vida. São milhares de objetos como: roupas, máquinas de trabalho, peles de animais e outros mais comuns como fotos e aparelhos ortopédicos.

A Tradição dos Carros de Boi

A Romaria dos Carros de Boi é mais uma das atividades realizadas em Trindade, marcando u trajeto pelas cidades do interior de Goiás. Chegando em Trindade, é feito então um desfile ao som de berrantes, onde todos os carros de boi percorrem no chamado “carreiródromo”, que fica no Parque Municipal da cidade.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

A gruta é situada logo ao lado do Santuário Basílica, e lá é possível visitar a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, fazer suas preces à Santa e ainda presenciar a fonte de água em um espaço abençoado pela imagem.

Portal da Fé

Ao chegar na cidade de Trindade já é possível vê-lo. O Portal da Fé abre as portas da cidade e, logo de cara, mostra o motivo de ser chamada de Capital da Fé, e ser também um grande destino religioso.

Neste portal, uma imagem do Divino Pai Eterno, junto de uma cruza com mais de 20 metros de altura, abençoa a entrada da cidade, e funciona até mesmo como local de orações, já que muitos fiéis param para acender velas, fazer fotos e entregar suas intenções do coração.

Rodovia dos Romeiros e painéis da Via Sacra

A estrada entre Goiânia e Trindade conta com uma grande inspiração aos fiéis que visitam ambas cidades na região. Ao longo da GO-060, é possível ver os painéis, divididos em estações, e que representam a Via Sacra, caminho percorrido por Jesus Cristo entre sua paixão, morte e ressureição.

 
O criador das obras foi o artista plástico Omar Souto, que concretizou seu trabalho em 1988, deixando um legado para os fiéis que por lá passam.

Conheça os encantos de Trindade

Já viu que o motivo de falarmos sobre o turismo religioso em Trindade é simplesmente pela variedade de opções turísticas religiosas que a cidade oferece, para todos os públicos. Tanto para quem prefere mais agito, nas feirinhas de artesanato, ou até mesmo para quem busca contemplação e reflexão.

Aproveite para inserir Trindade como um destino de suas viagens. Você não se arrependerá!

COMPARTILHE