Turismo religioso

Turismo Religioso em Juazeiro do Norte: conheça o destino brasileiro

Turismo religioso em Juazeiro do Norte

Já pensou em se aventurar pelo país conhecendo os melhores destinos religiosos? Juazeiro do Norte é o destino perfeito! Conheça mais sobre a cidade e veja tudo sobre Turismo Religioso em Juazeiro do Norte.

Juazeiro do Norte

Além do seu povo acolhedor e suas belezas naturais, as terras cearenses guardam grandes tesouros quando o assunto é turismo religioso. A cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, abriga festividades, museus e monumentos que mantêm viva a história da igreja católica no Brasil.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Sendo o maior destino religioso do Nordeste, e um dos maiores no cenário brasileiro, Juazeiro do Norte atrai, anualmente, mais de 2 milhões de turistas, que visitam o município em busca de um maior conhecimento sobre a sua história, para rezar pela intercessão de Padre Cícero e, também, para consumir a arte religiosa produzida na cidade.

Conheça outros destinos religiosos.

A história de Fé de Juazeiro

Em sua maioria, as atrações a serem visitadas na cidade possuem alguma relação com Padre Cícero Romão Batista, um ícone religioso que colaborou para o desenvolvimento do turismo e do aprofundamento da fé cristã entre os fiéis da região nordestina.

O município, que antes levava o nome de Juazeiro e que na verdade era visto como um vilarejo, foi ganhando características de cidade de acordo com as evoluções pelas quais foi passando. Tudo isso na época em que Padre Cícero, que até então era de outra cidade, passou a fazer suas benfeitorias na cidade, em meados de 1872.

Até então, a cidade vivia predestinada à cultura de escravos, e a visão de Padre Cícero, vindo de outra cidade, colaborou muito para esta transformação. Juazeiro deixou de ser um destino para os grandes baderneiros, e foi ganhando traços religiosos muito fortes em sua essência.

Os milagres que aconteceram por lá, como o de Maria Magdalena do Espírito Santo, que foi comungar e viu sua hóstia se transformar em sangue, contribuíram também para a fama de terra milagrosa.

E se o assunto é economia, o turismo religioso é o que mais desperta visitantes e fomenta o desenvolvimento econômico da cidade, mesmo enfrentando alguns empecilhos, assim como ocorre em muitas outras cidades.

Romarias

As muitas romarias realizadas na cidade são parada obrigatória para quem pensa em fazer turismo religioso em Juazeiro do Norte.

As romarias atraem milhares de fiéis e são realizadas no decorrer do ano. Os fiéis de diferentes lugares do país, e porque também não dizer do mundo, confundem-se com os moradores da região e colaboram para dar prosseguimento aos trajetos percorridos em cada uma delas.

Confira outros destinos para fazer turismo religioso no Brasil e no Mundo.

Turismo religioso em Juazeiro do Norte

Há muito que se fazer em Juazeiro. Além das romarias tradicionalmente realizadas, até mesmo mais de uma vez durante o ano, alguns pontos turísticos não podem ficar de fora do seu roteiro, caso deseje planejar uma visita o quanto antes. Confira abaixo algumas sugestões imperdíveis:

Estátua de Padre Cícero Romão

 

A estátua de Padre Cícero Romão, religioso e benfeitor da cidade é uma grande obra feita em concreto, tendo 27 metros de altura, e fica situada no alto da Serra do Catolé, região conhecida como Colina do Horto. Era lá onde o Padre realizava retiros espirituais. E é um dos pontos mais famosos a serem visitados em Juazeiro do Norte. Não pode sair de lá sem uma foto, viu?

Basílica Santuário de Nossa Senhora

A Basílica Santuário de Nossa Senhora foi construída em 1875, sob orientação e supervisão de Padre Cícero, e fica na Praça dos Romeiros. O local onde está situada é um dos pontos de maior circulação e concentração de fiéis da cidade.

Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o local onde está sepultado o corpo de Padre Cícero, desde sua morte, em 1934. Ela também é conhecida como um dos pontos estratégicos da Romaria de Finados, uma das várias romarias anuais realizadas na cidade. A obra teve início em 1908 e foi concluída no ano seguinte.

Casarão do Horto

O Casarão do Horto situa-se no topo da Colina do Horto, juntinho da estátua de Padre Cícero, e é também conhecido como o local onde o Padre abrigava-se durante seus retiros espirituais em períodos de incansáveis reflexões.

Museu Vivo

O Museu Vivo é onde estão guardadas as memórias e feitos de Padre Cícero em perfeitas recriações da vida do religioso. São representações dele feitas em material de resina, reproduzindo sua rotina, ações e cotidiano da época em que era vivo e que trabalhou na reconstrução da imagem de Juazeiro do Norte.

Santuário de São Francisco das Chagas

Visto também como Lar dos Franciscanos, o Santuário de São Francisco das Chagas é um dos destinos de turismo religioso em Juazeiro do Norte.

Foi levantado no ano de 1950, e fica entre a Praça das Almas e uma vistosa estátua de São Francisco, feita em homenagem à praça de São Pedro existente no Vaticano (Itália).

 

Planeje-se e boa viagem!

Além dos maiores, mais tradicionais e antigos destinos de turismo religioso ao redor do mundo, o Brasil também abriga muita história em suas terras. Cada cantinho do país guarda monumentos, construções e foi sede de grandes acontecimentos que entraram para a história da religião católica, assim como os destinos encontrados em Juazeiro do Norte.

Antes mesmo de fazer viagens ao exterior, lembre-se, inclusive, que há muito a ser explorado em solo brasileiro e que tudo está a um clique do seu conhecimento!

COMPARTILHE