Religião Católica

Virtudes do Espírito Santo: se inspire e leve para sua vida

Virtudes do Espírito SantoVirtudes do Espírito Santo

Isaías foi um dos profetas que falou sobre as virtudes do Espírito Santo, ainda no Antigo Testamento. Isaías foi um homem muito abençoado com as virtudes da Santa Trindade para entregar muitas promessas na época quem o nascimento do Messias era apenas profecia.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre importância das virtudes do Espírito Santo na vida católica.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O que é o Espírito Santo

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, que é composta por Deus Pai e Deus Filho, e por fim, Deus Espírito Santo.

Assim que houve a ascensão de Jesus Cristo após a ressurreição, Jesus se despediu dos 11 discípulos e anunciou que retornaria aos Céus em passagem que pode ser conferida em Atos dos Apóstolos 1, 7-8, de forma mais detalhada:

Ele lhes respondeu: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai fixou pela sua própria autoridade;
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até as extremidades da terra.

O Espírito Santo é como se fosse a ponte que nos liga a Deus e a Cristo. É Cristo em nós e nós em Deus. É uma forma de Deus atuar no plano terreno através do nosso espírito. Em suma, é quem nos conecta com Deus, o presente que nos foi dado após Jesus se retirar da nossa presença, até a sua segunda vinda.

As virtudes do Espírito Santo

O profeta Isaías falou sobre os dons do Espírito Santo no capítulo 11, versículo 2:

Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor.

Portanto, são os dons do espírito: a sabedoria, a compreensão, o conselho, a fortaleza, o conhecimento, a piedade e o temor do Senhor.

Estas virtudes nos foram doados como parte da graça de Jesus Cristo. Através destas virtudes somos capacitados a viver uma vida plenamente guiada por Deus.

Sob influências dessas virtudes agradamos a Deus, e criamos uma relação com Cristo através do espírito que está em nós.

O que cada virtude do Espírito Santo nos ensina

Virtude é o hábito de fazer o bem, é ela quem nos aproxima do que é correto e íntegro. Nos afasta de vícios, de nossas sombras e de todo mal.

Para melhor entendimento, falaremos das virtudes naturais e sobrenaturais. As virtudes naturais que são adquiridas pelo exercício e aperfeiçoamento de dons naturais. São desenvolvidas com dedicação e prática, como tocar um instrumento, por exemplo.

Já as virtudes sobrenaturais são as que nos foram doadas pela graça de Deus, tendo como fim a salvação eterna. Estas não dependem de nosso esforço, simplesmente nos foi dada por misericórdia de Deus através da morte de Jesus. Foram incutidas em nossa alma e podem ser desenvolvidas por meio da oração a Santa Trindade, do batismo e da confirmação.

Cada virtude traz um ensinamento específico para cada área de nossa vida. Os sete dons são mencionados por Isaías, quando ele fala de Jesus Cristo – que os tem em perfeição e por isso se tornou nosso mestre.

Sabedoria

A sabedoria é a mais alta entre as virtudes do Espírito Santo, porém é uma das virtudes disponíveis a todos segundo Tiago 1, 5 – “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”.

Se trata de inteligência plena aplicada a habilidade de julgamento com o devido conhecimento às circunstâncias e situações da vida. É julgar de maneira em que saibamos, que podemos ser julgados com a mesma intensidade.

A sabedoria nos inspira a ver as coisas pelo olhar divino, é a contemplação por tudo que vem de Deus. É o dom que inteira a virtude da fé e nos afasta da insanidade.

Compreensão

A compreensão é a virtude que nos é dada para entender os mistérios de Deus, e tudo que se estende aos ensinamentos da bíblia.

Por meio da compreensão a verdade penetra em nosso coração, nos aproximando cada vez mais da Santa Trindade.

Além de ajudar a entender a palavra de Deus, nos faz compreender a vontade d’Ele. O dom da sabedoria excede o dom da compreensão no que nos mostra a perspectiva de Deus. Inclusive é a virtude que se mostra maior do que a fé.

Conselho

A virtude de aconselhar torna melhores os que têm a virtude da prudência. Quem possui o dom do conselho julga prontamente, porém com sensatez, como se o Espírito Santo lhe transmitisse a intuição sobrenatural. Em primeiro lugar olha para sua própria conduta, e somente em seguida, a do outro.

Através da virtude do Conselho o Espírito Santo fala ao nosso coração nos guia conforme o que precisa ser feito.

Fortaleza

Esta virtude se trata da firmeza e coragem do espírito. Nela encontramos uma vontade firme em fazer o bem, apesar de quaisquer empecilhos.

A fortaleza nos impele a perseverar nas palavras de Deus com fé que vem de maneira sobrenatural.

Ela também traz coragem para persistir na prática da virtude e da sensatez, acima de qualquer falha. A fortaleza reduz o medo excessivo e nossas leviandades.

Conhecimento

Através dele ampliamos o espectro do nosso intelecto, e por consequência, o conhecimento aperfeiçoa a fé.

A virtude do conhecimento nos permite ir além. Mediante a virtude da ciência, é possível enxergar a providência de Deus em tudo o que acontece, direcionando cada acontecimento a necessidade de evoluir o nosso espírito.

Piedade

A piedade como virtude nos ajuda a aperfeiçoar nosso senso de justiça em relação a Deus. Esta virtude gera um amor natural e espontâneo por Deus que é transferido aos irmãos.

Ela surge da comunicação sobrenatural do Espírito Santo. E é de forma espontânea que podemos enxergar todo o amor de Deus como um pai amoroso.

Temor do Senhor

Temer ao Senhor, neste caso não expressa medo algum, muito pelo contrário, a virtude do Temor do Senhor é tida como confirmação da esperança e inspira respeito pela graça e amor de Deus por nós.

A virtude do temor também nos afasta do pecado, pois sabemos que não são nossas iniquidades que nos aproximam daquele que nos prestou o maior ato de amor de todos.

Como aplicar os dons do Espírito para a vida
Como aplicar os dons do Espírito para a vida

As virtudes ou dons do Espírito já nos são doados em um perfeito ato de amor, através da redenção de Cristo.

Porém, as virtudes sempre podem ser aperfeiçoadas por meio da oração. Confira algumas orações a Santíssima Trindade. Além disso, podemos aperfeiçoar as virtudes, nos aperfeiçoando.

A melhor forma de nos aperfeiçoarmos é nos aproximando de Deus, firmando compromissos sem medo de nos entregarmos a forma mais perfeita do amor. Colocar a caridade em primeiro lugar é uma linda forma de firmar nossas convicções independente do que pensam, além de tomar a decisão se seguir pelo caminho do batizado, da catequese, da crisma e da primeira comunhão.

COMPARTILHE